Se o terceiro lugar no torneio da categoria sub-23, com vitórias sobre potências como Alemanha, Itália e Áustria, já era um feito fora do comum no eisstocksport, o título de campeão do Grupo B do Campeonato Mundial Adulto supera as expectativas do Brasil e de países mais desenvolvidos nesse esporte. Pois foi isso o que aconteceu em Waldkraiburg, na Alemanha, onde a equipe brasileira masculina subiu ao pódio na disputa entre os jovens e, depois, faturou a taça da segunda divisão do eisstock internacional.

O time que disputou os jogos do adulto teve apenas uma alteração em relação ao que ficou em terceiro lugar no sub-23: Sheron Mees deu lugar ao lajeadense Francisco Picoli. Os quatro titulares da equipe foram os mesmos: os santa-cruzenses Augusto Böhm, Eduardo Schuster, Júlio Reis e Samuel Böhm. O Brasil enfrentou 11 países – dez europeus e o Paraguai – em turno e returno no Grupo B. E venceu todas as partidas. "A nossa gurizada sagrou-se campeã invicta. Para se ter uma ideia, eles ficaram oito vitórias à frente da segunda colocada, que foi a Dinamarca", vibrou o vice-presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport, Sérgio Böhm. Luxemburgo ficou em terceiro.

Com a vitória, o Brasil vai disputar o próximo Mundial no Grupo A, a primeira divisão do eisstock, em 2014 – o local ainda estava indefinido ontem –, contra países de grande tradição nessa modalidade. "Essa conquista mostra toda a versatilidade brasileira num esporte que ainda é muito recente para nós. Os nossos atletas não treinam no gelo, como os europeus, e assim mesmo conseguem excelente resultado lá, chamando a atenção de toda a comunidade europeia", observa Sérgio.

Na disputa da categoria individual, o representante brasileiro foi Augusto Böhm, que terminou em 13º lugar entre 51 concorrentes. O Brasil também disputou o Mundial Feminino do Grupo A e as campeãs do Grupo B de 2010 enfrentaram desta vez as grandes forças da Europa, ficando em sétimo lugar entre nove seleções e mantendo-se na primeira divisão para 2014. A equipe brasileira contou com Claci Lied, Nelsi Reis, Lori Sehnem, Márcia Reis e Rejane Böhm.

 

Scroll to top