-
Publicado: 11 Dezembro 2010
-
Apresentação
O Centro Cultural 25 de Julho foi fundado no dia 25 de julho de 1986, em solenidade realizada na Bierhaus, local em que nos primeiros tempos também eram realizadas as atividades sociais e culturais.
Depois, durante um período as atividades culturais (especialmente ensaios de danças e reuniões de diretoria) foram realizadas na sede do Sesc. No início dos anos 90, passou a entidade a ter uma sede social mais efetiva, em dependência precária cedida pelo Colégio Mauá, em seu antigo prédio da Rua Borges de Medeiros. Mas logo em seguida, com o apoio da Prefeitura Municipal (governo Edmar Hermany), foi cedido o prédio do antigo Restaurante Cabana, no parque da Oktoberfest.
O Centro Cultural 25 de Julho nasceu de uma idéia do falecido professor Nelson Bender, que em 1980 fundou o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Polka, inicialmente um departamento da Secretaria Municipal de Turismo. Posteriormente, o grupo se desvinculou da Municipalidade e serviu de embrião para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho, e dela passou a fazer parte como primeiro departamento cultural. . A entidade foi criada para abrigar o grupo Folclórico Germânico Polka que na época sem sede, teve sua fundação em 26 de setembro de 1980. Hoje ele juntamente com os grupos Folclóricos Germânicos Polka Semi-Oficial, Juvenil, Infantil, mais Kronentanz e Edelweiss pertencem ao departamento de Danças Professor Nelson Bender. A entidade além de abrigar os grupos do departamento de dança, também vem proporcionando ao seu quadro social e cultural imensa oportunidades de crescer culturalmente.
O objetivo do Centro Cultural, em sua fundação, era de resguardar e reavivar as tradições dos imigrantes da região, promover encontros de canto e formar um pequeno coral, incentivarem as músicas típicas, formando uma pequena bandinha, promover festas típicas para associados e amigos, incentivar as danças folclóricas e alemãs, favorecer os associados com o ensino da língua alemã, leitura e conversação, promover encontros de corais, realizar um levantamento fotográfico de residências típicas alemãs do interior, incentivar as práticas esportivas e criar clubes, como de xadrez, filatelia, fotografia e outros.
Ao longo de toda a sua trajetória, a entidade se dedica a cultivar os valores dos antepassados, baseados na família, na educação, na fé e no trabalho. Tem servido de apoio cultural indispensável ao sucesso da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, o maior evento do gênero no Rio Grande do Sul.
O Centro Cultural 25 de Julho, pretende unificar o sonho da criação de sua sede própria uma vez que a sua atual sede, que fica dentro do Parque Municipal da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, está interditada e em crescente deteriorização.
O projeto justifica-se tendo em vista a inexistência de um local no município e região que contemple as tradições germânicas e sensível a esta necessidade, a Prefeitura Municipal , na pessoa da Sra. Neiva Teresinha Marques estabeleceu através de um Termo de Cessão de Uso, com fulcro na Lei Nº 6.065, de 04 de novembro de 2010, com o Centro Cultural 25 de Julho de Santa Cruz do Sul, de um terreno de 4.561,68 m² com um imóvel, situado dentro do Parque Municipal da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, o qual será construída a Casa Germânica de Santa Cruz do Sul – CCentro Cultura 25 de Julho. Espaço este que o mesmo tem a cessão de uso por 20 anos, conforme termo estabelecido entre as partes.
Contribuir para a manutenção das tradições, usos e costumes, considerando a cultura como um meio que gera renda e emprego, que enriquece e desenvolve as pessoas intelectual e culturalmente e se agregar à cultura a fatores econômicos e sociais, ela forma o tripé sobre o qual se apóia a cidadania de um povo e espaços como o que se está pleiteando é fundamental para a criação, produção, valorização e difusão das manifestações culturais, preservando-as e multiplicando-as para as futuras gerações.
-
Objetivos
OBJETIVO PRINCIPAL:
O Projeto tem por objetivo principal construir um espaço denominado Casa Germânica de Santa Cruz do Sul - Centro Cultural 25 de Julho que visa a cultivar, propagar, difundir, preservar e pesquisar a história riograndense e brasileira em todos os aspectos, com ênfase nas relações, origens e atividades teuto-brasileiras e tão somente estas relacionadas em espaço que será criado.Para a completa execução do projeto é proposto:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estabelecer intercâmbio e integração cultural entre os grupos de folclore das várias regiões do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Exterior, buscando fortalecer e difundir a cultura alemã, nas dependências do espaço do Centro Cultural;
- Realizar oficinas de danças, gastronomia e sobre a língua alemã, para as escolas do município de Santa Cruz, pesquisadores, estudiosos e públicos interessado, durante o ano.
- Sediar um Museu com fotos, objetos e demais utensílios históricos referentes à cultura alemã;
- Montar uma Biblioteca que preserve e divulgue o legado cultural dos imigrantes alemães, com livros, revistas e reportagens que tratem da historia e trajetória do povo germânico;
- Realizar encontros, aulas e festivais de música e dança típicas alemãs;
- Montar um restaurante de comidas tipicamente germânicas;
- Promover torneios de integração e perpetuação dos esportes típicos, nas dependências do Centro Cultural;
- Favorecer o turismo, através do conhecimento da historia do município e região;
- Expor para a comunidade local um espaço que contemple a trajetória dos povos imigrantes e civilizadores do município de Santa Cruz do Sul;
- Realizar apresentações, shows, eventos, encontros e torneios de integração referentes à cultura, esporte, entretenimento e lazer;
- Preservar e divulgar o legado cultural dos imigrantes alemães na região;
- Cultuar tradições originadas pelo povo germânico;
- Promover a participação da comunidade local e de turistas, ao acesso das tradições germânicas.
-
Abrangências
O projeto será desenvolvido em Santa Cruz do Sul e sua abrangência será para toda a região do Vale do Taquari.
Público Alvo: Estudantes da rede pública e particular, educadores, moradores do município de Santa Cruz do Sul, associados e turistas.
-
Informações
Glaci Terezinha Braga da Silva
Fones: (51) 3273-4690 e (51) 9185-4097
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.