-
Publicado: 13 Janeiro 2011
Como nasceu e evoluiu o Eisstocksport em Santa Cruz do Sul – RS - Brasil
Eisstockschiessen (prática do eisstocksport), nome bastante complicado para muitos pronunciarem, mas mesmo por esta dificuldade quem da região ainda não ouviu falar e tentou pronunciá-lo. Até fatos pitorescos acontecem devido a tentativa de alguns ao tentarem pronunciar o jogo, que com cautela e um pouco de dedicação logo é pronunciado com clareza.
Eisstockschiessen, atirar paus no gelo. Sim, primeiramente como diversão de caçadores de inverno na antiga Europa. O primeiro registro desse esporte está em um quadro do pintor holandês Pieter Bruegel, no século XVI (imagem ao lado). Hoje depois de mais de 5 séculos o jogo desenvolvido com equipamentos especiais que mais se parecem com discos com cabos, está difundido em mais de 40 países. Desde 1950 existe a IFI (Federação Internacional de Icestock), que atualmente está sediada na Suíça. Hoje em dia o jogo tanto é praticado sobre o gelo (em competições oficiais) como também em pistas de concreto ou asfalto. Aqui devido o clima é praticado sobre concreto. Mesmo em países de clima frio, na maioria dos clubes o esporte é praticado sobre concreto ou asfalto. Só na Alemanha existem 1500 clubes.
Em Santa Cruz do Sul o Eisstockschiessen nasceu na Oktoberfest de 2003. Rene Reinaldo Emmel conheceu o jogo em 2002 em visita a sua irmã Ingrid na Alemanha, quando fui convidado para comer um porco no rolete, viu pessoas atirando objetos, estranhos, num beco de rua asfaltado. A curiosidade fez atirar também aqueles equipamentos e questionar a respeito. Ficou sabendo que era um jogo praticado por centenas de clubes na Alemanha.
De volta a Santa Cruz do Sul, levantou esta curiosidade como um evento nos jogos germânicos que sempre acontecem na Oktoberfest. Entrou em contato com sua irmã, sabendo que ela e mais 64 alemães viriam para a festa e solicitou que trouxessem alguns equipamentos para "brincar " e mostrar para o público. A irmã e cunhado não só trouxeram os equipamentos bem como entraram em contato com a Federação Internacional de Icestock, e esta, por sua vez, mandou materiais didáticos do jogo. É lembrado até hoje a aventura em construir uma cancha. A prefeitura cedeu por meio dia uma retroescavadeira, a então ASSEMP (órgão gerenciador da Oktoberfest) repassou R$ 1.500,00 para a compra de brita e concreto e com a ajuda de muitos voluntários foi construída a primeira cancha de eisstocksport do Brasil, junto ao Centro Cultural 25 de Julho.
O sucesso na Oktoberfest daquele ano foi indiscutível. A festa passou, mas os ditos atletas estavam firmes tentando aprender o jogo; quando em novembro receberam o convite para participar, em fevereiro, do campeonato internacional de Graz, na Áustria .Quantas reuniões! quantas dúvidas! quanta falta de dinheiro! mas enfim, a IFI estava presenteou a delegação com 4.000 euros, o que daria para custear as despesas na Europa. Foi formado um grupo de 7 pessoas que financiaram suas passagens em dez vezes e rumaram corajosamente para o Campeonato Internacional em 2004. Os atletas eram: Francisco Tamar Knak, João Fernando Frey, Luis Carlos Kaufmann, Milton Bressler, Renê Reinaldo Emmel, Roberto Jeferson Gross e Silvino Sehnen, estes denominados, por um Jornal Europeu de "Cowboys do Asfalto".
Enquanto isto, um outro grupo com 11 pessoas lideradas pelo então prefeito Sergio Ivan Morais estavam dispostas e foram juntas para apoiar e incentivar esta jornada que seria, além de tudo, representativa e histórica para Santa Cruz do Sul. Mas não poderia se ir sem a imprensa. Foi aí que a TV local - RBS apoiou a delegação com reportagens ao vivo desde Graz. O esforço foi um sucesso, porque dentre 26 países, que disputaram o Grupo B, conseguiram um 17° lugar honroso. Foram vitoriosos e a emoção comoveu a todos com a condução da bandeira brasileira estádio adentro.
Foi no encontro do prefeito municipal Sergio Ivan Moraes, da Deputada Federal Kelli Moraes,(hoje prefeita de Santa Cruz do Sul) do presidente da Oktoberfest Sr. Romeu Schneider com os dirigentes da Federação Internacional de Eisstocksport, que ficou definido o primeiro torneio Internacional da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
Era preciso organizar tudo e ainda construir canchas apropriadas. A luta novamente foi grande. Mas se conseguiu construir 4 canchas com auxilio da Prefeitura municipal e da então Assemp e dos colegas e, em especial, do engenheiro Francisco Tamar Knak. O torneio foi um sucesso com a presença do Paraguai, Alemanha e Áustria. Porém, antes desta competição, equipes já tinham participado no torneio da Amizade, em Assunção, onde a equipe masculina brasileira ficou com o primeiro lugar.
Agora estava faltando a regulamentação oficial do esporte. Várias forças foram solicitadas e empregadas, e hoje, felizmente, pode-se mostrar com orgulho os estatutos e CNPJ da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport..Assim nasceu o Eisstocksport no Brasil.