Em Santa Cruz do Sul, mesmo passando despercebido para muitos, podemos encontrar a Maibaum, em dois locais: em frente ao Pórtico do Parque da Oktoberfest e no Centro Cultural 25 de Julho. Será que todos sabem o que é e o real significado da Maibaum?

Certamente não. E como ainda estamos em pleno mês de maio, fomos perguntar para a professora Maria Luiza Rauber Schuster, Vice-presidente Cultural do Centro Cultural 25 de Julho, que gentilmente deu as devidas explicações. Segundo ela "a Maibaum, a "árvore de maio" (Mai= maio, Baum= árvore) é como uma espécie de placa, ela tem uma simbologia dentro da tradição germânica, fazendo a representação da vida nova e da unidade em uma comunidade."

Especificamente, em relação ao C. C. 25 de Julho, Maria Luiza destaca: "A árvore de Maio" do Centro Cultural 25 de Julho mostra as atividades culturais, folclóricas e sociais realizadas pelos associados da entidade. Entre os adereços estão a dança, os jogos germânicos, o canto, o Eisstock, a culinária, as aulas de alemão entre outras."

E para entendermos e conhecermos ainda mais esta tradição, que aqui chegou com os nossos antepassados, vamos transcrever uma pesquisa histórica feita pela Professora Maria Luiza: "A tradição nasceu no estado alemão da Baviera, terra natal da Oktoberfest. Considerada um símbolo neste estado, a Maibaum é encontrada em todas as suas cidades, sendo que se diferem apenas pelos símbolos que nela são representados. Na Baviera, ela ganha uma pintura azul e branca, lembrando as cores da bandeira do estado bávaro, que começa no canto inferior esquerdo e vai até a ponta superior do lado direito em espiral.

A Maibaum é produzida a partir de uma árvore longa e reta, cujo caule deve ser limpo de galhos e casca. Seu propósito varia muito de região em região e originalmente fazia parte dos costumes campestres de espantar maus espíritos. Hoje, as "árvores de maio" são encontradas por toda parte, até mesmo nos grandes centros urbanos da Europa Central e do Norte.

História

A tradição da Maibaum vem do Século XVI. A partir do século XVIII, o símbolo representa o esforço comum em prol da sociedade. Existe um provérbio que diz: "A Maibaum é o testemunho de que a comunidade está unida".

Após a Segunda Guerra Mundial, a Maibaum se tornou parte integrante permanente de muitas comunidades e cidades, com destaques, as da Baviera, Baden e o oeste da Alemanha. Desde os tempos antigos, é um símbolo para o comércio, artesanato, comidas locais e famílias. Isso porque elas carregam os símbolos das corporações profissionais regionais, mais especificamente, dos artesãos, e famílias importantes da cidade.

De acordo com as riquezas da comunidade, estas placas-símbolos são confeccionadas, desde simples placas pintadas, passando por esculturas em madeira, até magníficos relevos, fitas e guirlandas. As Maibäume sempre são erguidas a cada cinco anos, e obrigatoriamente deve ser no primeiro dia de Maio. A nova "Árvore de Maio" deve ser colhida um ano antes, ela deverá ser preparada, com podas dos galhos, secando em local seguro e plano. Para então serem pintadas e medidas para o feitio das placas-símbolos pelos Zünfte (profissões artesanais).

O registro mais antigo da Maibaum é do afresco de Haus Donauer do ano de 1585, que está no antiquário da Münchner Residenz. Em 2005, a Maibaum de Eicherloh, que podia ser vista de Munique, entrou para o livro dos recordes com a altura de 50,5 metros."

 

Scroll to top